Escolhendo o vestido de festa longo perfeito para casamentos

Convenhamos: às vezes pode ser mais simples escolher o visual ideal quando se é madrinha (principalmente se a noiva sugerir padronizar as peças, algo cada vez mais popular no Brasil) do que o das convidadas, isso porque as opções são mais vastas e, portanto, a chance de errar também é maior.

Escolher um vestido de festa longo para se usar em um casamento é sempre uma missão complicada e uma das primeiras preocupações que surgem quando o convite é feito. Por outro lado, os vestidos longos já são naturalmente elegantes, o que quer dizer que é quase impossível errar no visual com eles. Basta definir uma cor, um modelo adequado e pronto, você está pronta para ter um visual impecável.

A dúvida surge cedo e inclui questões como a estação do ano quando ocorrerá o evento, o horário para o qual está marcado, a previsão do tempo e o local, entre outras questões. Em se tratando de vestidos longos, porém, há sempre uma maneira de encontrar a peça ideal para cada ocasião!

Tipos de vestido de festa longo

Escolher um vestido de festa longo para se usar em um casamentoAo optar pelo vestido de festa longo, a primeira coisa a fazer é pesquisar os modelos disponíveis no mercado e saber o que está na moda, o que combina com o seu tipo de corpo e quais padrões você vai ter que atender – isso depende, novamente, da data, ocasião, local, clima, etc. Independentemente de qualquer coisa, você deve se sentir bem na roupa que escolher, tanto no quesito conforto quanto beleza e elegância. Afinal de contas, geralmente nós somos os nossos próprios críticos mais ferrenhos!

Caso você seja adepta de um estilo mais tradicional, aposte em vestidos básicos, como cores neutras ou preto, mas cuidado para não ficar muito melancólica! Tente combinar o preto com alguma outra cor mais forte da sua preferência nos acessórios, como o azul ou o vermelho, para alegrar a produção.

Os modelos tomara-que-caia são ideais para quem gosta do estilo clássico. Porém, se a ideia é ser um pouco mais chamativa (mas nunca mais que a noiva, lembre-se!) você pode apostar em uma produção diferente, experimentando vestidos longos modernos, com aberturas, fendas ou decotes, além de também ousar em cores mais vivas.

Se você faz um estilo mais romântico, tecidos mais leves, com estampas que não chamem muito a atenção, com cores claras, pedrinhas ou brilhos que sejam delicados são uma boa pedida. Escolha um modelo mais simples, que transmita a sua personalidade e também combine com o horário o local em que a festa for realizada. Para festas noturnas e luxuosas, por exemplo, um vestido longo e clássico é a melhor opção.

Usando vestidos longos de dia

Casamentos durante o dia significam casamentos ao ar-livre, e que podem ser feitos, via de regra, no campo, na praia ou num sítio. Em ambos os casos, um vestido curto pode ser uma escolha interessante, mas também é possível ficar ótima com um vestido de festa longo!

Casar no campo é sinônimo de contato com a natureza, por isso pede mais leveza e harmonia. Com esse pensamento, fica fácil entender que os vestidos leves, feitos geralmente de seda e tule, são os mais indicados. As cores podem ser alegres e divertidas, algumas contendo até estampas florais ou dégradés.

O casamento na praia, por sua vez, geralmente pede um vestido ainda mais leve e delicado. Uma boa aposta são estilos que ressaltem transparências, fendas e decotes. O clima da praia também permite tecidos leves e esvoaçantes, o que torna o visual ainda mais vivo e natural.

O casamento no sítio, por sua vez, tende a ser uma festa mais intimista, de clima interiorano. Aposte em vestidos estampados, também com tecidos leves, e não tenha medo de investir até mesmo numa modelagem diferenciada. Não se esqueça, porém, que esse é um típico casamento com cunho bem romântico, então cuidado com exageros. Lembre-se de checar qual o horário da festa para escolher o modelo perfeito.

Pronta para arrasar!

Antes de se preocupar com os mínimos detalhes, sempre tenha em mente duas máximas essenciais: menos é mais e você não pode brilhar mais do que a estrela da festa. O vestido de festa longo tem que ser bonito e elegante, para combinar com o clima que o evento proporciona, mas você não deve exagerar nos detalhes. Lembre-se que quem é a protagonista da festa é a noiva!

Deixe uma resposta